A pouco mais de um ano das eleições municipais a cidade se depara com um fato no mínimo lamentável.
O Poder Executivo tira da cartola uma lei para "acomodar" seus pares e garantir o apoio de partidos para a eleição do ano que vem. A mencionada lei cria 230 cargos e ocasiona uma despesa de 14 milhões por ano para os cofres municipais.
Perto da data limite para definições partidárias (filiações) para as eleições 2012 o Executivo atrai pessoas para o Governo por meio de uma lei cujo teor é parecido com a que acabara de ser declarada inconstitucional.
O que o Governo não sabe, ou finge não saber, é que o STF está de olho nesta situação e declarou recentemente que leis com teor parecido ou idêntico com outras já declaradas inconstitucionais ou revogadas vão merecer uma análise rápida. Assim esperamos...
O Legislativo, que tem como função a fiscalização do Executivo, pega carona na lamentável onda eleitoreira que toma conta da cidade.
Um grupo de vereadores veste a camisa e apresenta projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal a fim de aumentar o número de vereadores de 17 para 23, isto mesmo, 23, sem contar que isso implica em mais 3 assessores para cada novo vereador e mais gastos com novos gabinetes.
Para esse grupo o aumento representa a garantia de maior tranquilidade na eleição do ano que vem.
Gostaria de dizer aqui que eles se equivocam neste raciocínio pois a população não votará mais neles e blá blá blá, mas não posso cair em tamanha inocência política.
Eles terão sim uma facilidade de eleição pois, via de regra, este ato (aumento de vereadores) será esquecido por grande parte dos eleitores.
E como se não bastasse tanta covardia daqueles que cavalgam em mandatos de representação popular ainda está sendo proposto um aumento de salários de prefeito, vereadores e secretários!
Desculpe minha franqueza neste momento mas tudo isso é podre, cheira a canalice.
Precisamos nos mobilizar, unir forças da sociedade, exigir o cumprimento digno dos mandatos concedido aos vereadores e ao prefeito.
Não podemos nos curvar diante disso.
É difícil? Muito...mas não menos difícil do que tolerar esses absurdos.
Passa ano entra ano e nossos poderes se acham mais imunes e intocáveis.
Resta-nos muito pouco tempo, pois tais projetos já têm data para serem apreciados, na próxima quinta-feira.
O mínimo que podemos fazer é comparecer a sessão e erguer a voz contra essa absurdo e se caso isso for insuficiente, resta-nos lembrar deles no momento oportuno.
Um comentário:
Vereadores de Rio Preto querem mais seis vagas na câmara e aumento de 75% dos salários! Se você repudia esse projeto espalhe isso e compareça sábado de manhã na Manifestação Popular! Leve sua faixa, cartaz! manifeste-se! Sábado às 10h na antiga praça dos camelôs de rio preto!
Postar um comentário