sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DILMA E A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE RIO PRETO

Estive na entrega das casas do bairro Nova Esperança hoje pela manhã.
O ato político foi cercado de fatos isolados que podem ilustrar um cenário riopretense para as eleições de 2012.
O evento é importante pois traz a Rio Preto um Presidente depois de mais de 30 anos.
Mas a análise que realizei foi em nível municipal.
Em um palanque disputado, Dilma dividiu espaço com os prefeituráveis Valdomiro, Rillo, Eleuses e Edinho, além de outras autoridades como o Governador Geraldo Alkimin, outros deputados e ministros.
O que chamou a atenção foi o organizado protesto que estudantes promoveram em consequência da aprovação do "pacotão" na sessão ordinária de terça-feira passada na Câmara.  Foi por conta dele que Oscarzinho Pimentel foi responsável pelas vaias mais altas e intensas do evento.
Em meio a discursos, elogios, fotos, sorrisos e apertos de mão foi se desenhando uma prévia das eleições municipais de Rio Preto em 2012.
No discurso da "presidenta" Dilma ela anunciou o nome de todos que se encontravam no palanque e a população foi passando o seu recado, mostrando que está de olho nos políticos.
O anúncio do nome do Governador Geraldo Alkimin foi recebido com pouco entusiasmo e algumas vaias.
Já o ex-prefeito Edinho Araújo foi dono de uma salva de palmas entusiasmada, mas o deputado João Paulo Rillo não ficou atrás, aliás, ficou a frente, com palmas ainda mais intensas.
Eleuses Paiva, se pretende se projetar para a eleição do ano que vem, deverá investir em sua popularidade, pois seu nome recebeu uma manifestação tímida e discreta.  Além de um partido real, Eleuses vai precisar de muita sola de sapato.
Mas foi Valdomiro que chamou mais a atenção!  Mesmo em um evento de entrega de chaves de 1996 casas populares, com a presença da "Presidenta" e de muitas autoridades, o prefeito só não recebeu mais vaias do que o presidente da Câmara Oscarzinho Pimentel.
Dilma teve que parar seu discurso e "pedir" para a população não vaiar o prefeito.  Teceu elogios à atuação de Valdomiro e, mais uma vez, constrangeu o PT de Rillo.
Com a mesma força que o PT de Rio Preto se mobiliza para receber a "Presidenta" ela vem morrendo de amores pelo maior adversário político do PT na cidade.
Não bastasse na eleição passada que a então ministra Dilma veio a Rio Preto para desconstruir um projeto do jovem candidato do PT e com isso impor-lhe uma queda livre nas pesquisas, agora veio com elogios rasgados ao adversário do PSB.
Mas o que mais chamou a atenção em tudo isso foi a disposição de uma figura ilustre de Rio Preto, o professor Manoel Antunes.  Ex-prefeito de Rio Preto, suplente de deputado federal, Mané desfilou em meio à população e mostrou a disposição de sempre para cumprimentar os populares e tirar fotos com eles, sempre acompanhado de palavras como "prefeito", "grande Mané", "professor", enfim, enquanto autoridades disputavam a cotoveladas um espaço ao lado de Dilma para sair na foto como "papagaio de pirata", Mané curtiu sua popularidade e marcou presença no evento com estilo.

Nenhum comentário: