quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PARTIDO NÃO SE DISCUTE

A construção de um partido político deve ser baseada em um ideal de luta que desperte em seus associados a vontade de executá-lo junto à sociedade.
Assim surgiram os maiores partidos brasileiros!
No entanto, a autonomia que os partidos possuem é tamanha que no meio do caminho muitos abandonaram esses ideais de luta e focaram no crescimento partidário a todo custo, isso mesmo, a todo custo.
Não fosse dessa maneira Lula teria sido eleito sem se render a empresários e à elite do país.  Mas, ao contrário disso, seu partido pensou no Poder, pensou em alcançar a Presidência e se rendendo a "novos" ideais.
Sinceramente, não acho que os ideais partidários devam ser imutáveis, muito pelo contrário, devem ser mutáveis, alinhando-se aos novos tempos.  Porém, o que não se admite é que sejam contraditórios e claramente eleitoreiros.
Acredito não haver um só partido no país que seja puro, intocável, mas também acredito que não exista também um que tenha mudado sem ser contraditório.
A questão partidária está longe de ser definida e ainda assim há pessoas que acreditam que bastará uma reforma política para que tudo se resolvesse.
É a velha máxima de que uma nova lei resolve tudo. Brasileiro sempre acredita nisso.
Mas não é bem assim, sabemos que é bem mais complexa a questão dos partidos políticos no Brasil.
Mesmo que se resolva acabar com os pequenos partidos, esses "nanicos" que são vendidos a toque de caixa em todas as eleições, com uma rigorosa cláusula de barreira ou que se adote uma verticalização capaz de alinhar grupos de partidos, ainda neste caso persistirão os problemas.
Isso porque os partidos, órgãos importantes da democracia, não são democráticos.  Engraçado isso né!
Ficam nas mãos de poucos sem qualquer possibilidade de mudar de mãos através do voto.
Dentre os pontos da reforma política discutidos, todos importantes é claro, não se ouviu dizer nada a respeito da democratização de partidos políticos.  Uma pena, mudam-se as regras, muda-se o sistema eleitoral, mas permanece intacta a ditadura partidária.

Nenhum comentário: