sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Movimento Estudantil e a Câmara de Rio Preto

Ontem pude presenciar o movimento dos estudantes na Câmara de Rio Preto contra o "pacotão" de maldades que encontrava-se em votação.
Gostaria de trazer a notícia que todos querem ouvir mas as boas notícias são poucas, o que não minimiza sua importância.
O "pacotão" foi aprovado na legalidade o que implica em nova votação sobre seu mérito.
Apesar desta aprovação o movimento popular presente na Câmara, principalmente dos estudantes, serviu como pressão e ofereceu risco à aprovação dos projetos.
A democracia não possui mecanismo mais eficaz do que o movimento popular.
A Câmara de Rio Preto está acostumada a sessões vazias, nas quais aprova projetos de nomes de ruas e homenagens a munícipes, nada de importante.
A presença dos estudantes na sessão de ontem me faz crer que a próxima votação terá ainda mais estudantes e populares a fim de protestar no plenário da Câmara.
Ocorre que esta minha conclusão é muito óbvia e já deve estar sendo estudada pelos vereadores.
Pela experiência que tenho deste tipo de movimento, afinal fui cara pintada e organizador do movimento Fora Collor em 1992, serão adotadas medidas como expedição de senhas que ficarão nas mãos de poucos ou mesmo a lotação antecipada do plenário com pessoas contratadas para ocupar os lugares dos manifestantes.  Alguma dessas patifarias será realizada!
Antevendo a tudo isso eu e meu amigo e ex-aluno Mateus Guerra estamos estudando a possibilidade de ingressarmos com um Mandado de Segurança Coletivo com pedido de liminar para garantir o ingresso em Plenário.
Uma medida preventiva necessária seria a mobilização de estudantes para acampar na frente do prédio da Câmara, como fizemos na votação de cassação do ex-vereador Claudiney Faustino.  Isso garante que não lotarão ônibus de pessoas contratadas para lotar as cadeiras do plenário.
Cada um tem que dispor da força que tem!  Uns comparecem e organizam o momento da votação, outros trabalham os bastidores do movimento, outros dão respaldo e segurança aos participantes e assim vai...
O que não podemos é ouvir frases como: "Democracia tem limites" vinda da boca daquele que deveria honrar o mandato popular que recebeu de forma democrática.
Basta!!!

2 comentários:

Simone Santos disse...

Muito bom!!! pode contar com meu apoio.
Temos que nos lembrar que o nosso voto é uma arma, não podemos é dar um tiro no próprio pé...

Renan R. Moreno disse...

Professor, meu nome é Renan, sou do 12342 noturno. Estou dentro de qualquer iniciativa, quero ajudar no que for preciso. Abçs