quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SAUDADE DE CASA



Este mês Rio Preto completa idade nova.
Com localização privilegiada nossa cidade é pólo comercial de uma região muito extensa.
A cidade tem como característica o comércio forte, mas em contrapartida é carente de grandes indústrias.
A medicina apresenta traço forte na produção científica da cidade. Uma faculdade com reconhecimento em âmbito nacional e hospitais com médicos dos mais conceituados.
A construção civil, acompanhando o crescimento do país, gera empregos e faz surgir uma nova Rio Preto a cada dia.  Condomínios de todos os níveis surgem como se brotassem do chão no amanhecer.

A cidade é considerada a segunda melhor do país para se viver, a capital das piscinas.  O clima quente faz com que a piscina seja um artigo de necessidade nas residências. Logicamente que para aqueles que podem tê-las.
Viver em Rio Preto é enxergar possibilidades. É ter no horizonte a fórmula "patriótica" da saudade de casa.
Passar as férias fora da cidade faz florescer a saudade!
Gostoso é dizer com orgulho o amor e o prazer de morar em um lugar tão acolhedor.
É certo que tal amor não é exclusivo de nossa terrinha, outras tantas cidades gozam deste privilégio de ser inesquecível e amada por seus moradores.
Algumas cidades ganharam poemas, músicas, declarações de amor, enfim, o acolhimento desperta nas pessoas essa paixão pelo lugar onde moram.
É lógico que os problemas existem e merecem ser discutidos.
Pólo de medicina do país, a cidade ainda sofre com falta de atendimento na saúde. Falta uma política mais humanista, menos elitista.
O trânsito da cidade está cada dia pior e pouco se faz para que melhore.  E olhe que as novas vias de acesso que interligam alguns locais são frutos de uma administração longínqua, mais precisamente dos anos 80.
A violência, a mesma que motiva o crescimento dos condomínios, cresce a cada dia.  Causa pânico e deixa as pessoas mais distantes dos encantos da cidade.
De fato, na mesma proporção que a cidade cresce, crescem seus problemas, mas isso não pode ser uma máxima absoluta e verdadeira, pois, cidades com administrações voltadas a soluções preventivas de problemas, numa visão mais mediatista, tem crescimento ordenado e sustentável.
Infelizmente a visão administrativa dos anos 80, que planejou por exemplo o trânsito e os mini distritos, de uns anos pra cá foi substituída por um olhar administrativo voltado a obras majestosas que, nos mais das vezes, serve para impressionar os mais desavisados.
Canais anti-enchentes que não mostraram a que vieram, portais na entrada de conjuntos habitacionais, shows comemorativos de valores exorbitantes, enfim...
Não se vê uma única política pública voltada para a questão do meio ambiente, nada.  A acessibilidade aos portadores de deficiência fica em segundo plano.
Na Câmara Municipal se assiste a uma orquestra regida pelo Executivo, onde vereadores sequer sabem a quais comissões pertencem, pra quê servem!  Nenhum projeto pensado, estudado, discutido com a sociedade, só aumento de cadeiras, de salários, inclusão de áreas e, a campeã, nome de ruas.
Apesar de tanto descaso a cidade se preserva bela e destacada.
Quem ama essa cidade não se curva a seus desmandos administrativos!
Quem aqui reside enaltece sua beleza e preserva suas tradições.
Para finalizar coloquei o link referente à música do cantor  Luis Dillah "Rio Preto" para que possamos curtir um som em verdadeira homenagem à cidade.
Parabéns Rio Preto, prometemos cuidar melhor de você a cada dia, para que nossos filhos e as gerações que nos suceder possam usufruir da verdadeira colocação que você merece em nossos corações.

http://www.youtube.com/watch?v=FxUbQ90dkN8