segunda-feira, 21 de maio de 2012

XUXA SÓ PARA BAIXINHOS

A apresentadora Xuxa Meneguel fez uma revelação de abuso sexual na infância em rede nacional no Fantástico.
A revelação veio seguida de um comunicado que a apresentadora global pretende ajudar as crianças que são vítimas desse tipo de violência.
O fato é que no Brasil a violência sexual é um tema ainda muito carente de discussão e preparo de profissionais da educação e até mesmo das autoridades.
O problema maior desse tema reside na falta de denúncias por parte das vítimas e até mesmo de familiares e vizinhos mais próximos.

As crianças vitimadas por violência sexual são levadas ao entendimento de que o silêncio é a melhor opção, são vítimas de uma violência velada que gradativamente vai tomando conta das suas vidas e essa crueldade se torna rotineira e, para muitas, normal.  Elas não têm um parâmetro do certo ou errado, até que alguém as mostre.
Familiares acabam não denunciando e até mesmo fazem vista grossa da situação em nome da preservação da família e temendo a repercussão na sociedade.
Seja da classe baixa, média ou alta, não importa, o silêncio acaba se mostrando a maneira mais fácil de lidar com uma situação tão complicada.
Vizinhos e parentes que desconfiam ou são testemunhas de fatos de violência sexual tendem a procurar a vítima e incentivá-la a denunciar, mas não fazem nada além disso, pois temem que, sem provas, não consigam prosseguir com a denúncia e com isso acabem desacreditados.
Percebam que a violência sexual é cercada por fatores sociais que juntos culminam com a obscuridade de fatos que seguem impunes e levam o agressor a praticá-los ainda mais.
O agressor aproveita-se da fragilidade de uma criança para alcançar seu objetivo.  Normalmente ele tem um perfil social perfeito, é bom pai, bom marido, trabalhador, enfim, dificilmente é possível identificar o agressor por suas atitudes sociais.
Mas entre quatro paredes, frente à vítima, é um ser abominável, insensível e cruel, capaz de usar de artifícios dos mais bárbaros para arrancar um carinho ou até mesmo o ato sexual dos olhos assustados de uma criança.
Hoje em dia, as escolas têm procurado instruir as crianças a denunciarem, o que é um começo importante.  Se a vítima tiver a consciência da violência praticada e puder levar a seus pais, um mal maior e de proporções incomensuráveis pode ser evitado.
As autoridades estão se organizando melhor para combater essa violência, mas ainda falta muito para que tenhamos crianças e pais denunciando o abusador.
Estudos revelam que a vítima é potencial agressor, por conta de traumas psicológicos de natureza incalculável, o que torna essa prática ainda mais contínua e temerária.
Assim como a Xuxa, muitas personalidades sofreram desse mal, ele não tem classe social, é universal, está na Vila Toninho e do Damha, mas falta a coragem dessas vítimas em se organizarem e proporem uma nova estrutura educacional e social capaz de evitar novos abusos e novas vítimas, só assim dá para sonhar, como criança, com um país melhor e mais puro!  E não me venha falar que faltam leis... 


2 comentários:

Vânia Demonte disse...

Excelente artigo. Concordo que o tema ainda é carente de discussão. Parabéns pela abordagem do tema.

Vânia Demonte

Unknown disse...

SERIA PERFEITO, EM OUTROS TEMPOS.
O QUE VEM DA XUXA, SEMPRE VEM COM $$ EMBUTIDOS..
ELA NÃO INVENTOU UMA HISTÓRIA DESSAS, COM CERTEZA. MAS PORQUE NÃO SE MANIFESTOU NA ÉPOCA DA CPI DA PEDOFILIA?
PORQUE, JÁ ADULTA, NÃO DENUNCIOU QUE ABUSOU DELA?
O QUE ME PARECE É QUE ELA NÃO É MAIS ASSUNTO E SEMPRE QUE PODE, CRIA UM FATO NOVO.
POR EXEMPLO, ELA VIU GNOMOS NA CASA DELA. COINCIDENTEMNTE, LANÇOU A SEGUIR UM FILME COM ESTE TEMA.
PODEMOS DIZER ANTES TARDE DO QUE NUNCA. É VERDADE.. MAS FOI VOLUNTÁRIO, TEVE CACHÊ?
ESSE AMOR PELO AYRTON SENNA QUE SÓ ELA SOUBE, ERA DE FATO VERDADE???
VALEU POR TER LEVANTADADO O TEMA, MAS PODERIA TER FEITO MUITO MAIS, APONTANDO POLÍTICOS ENVOLVIDOS COM PEDOFILIA QUE SE TORNARAM FATOS NOACIONAIS E NÃO HOUVE REAÇÃO.